Promessa de campanha beneficiará centenas de moradores e pessoas que utilizam a via
A sujeira e o desconforto causado pela poeira e pela lama estão com os dias contados na Estrada São Bento, em Artur Nogueira. Após inúmeros pedidos e longa espera da população, o prefeito Lucas Sia (PSD) confirmou, nesta terça-feira (31), a pavimentação asfáltica da via.
O anúncio foi feito após visita do deputado estadual Barros Munhoz (PSB), que intermediou que o acordo entre a Artesp, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), concessionária Rota das Bandeiras e a Prefeitura nogueirense se cumprisse, sendo este a aplicação de massa asfáltica.
As boas novas foram apresentadas durante reunião realizada nesta tarde no Gabinete Municipal, que contou com a presença dos representantes da Rota das Bandeiras Estefam, Francisco e do engenheiro Sílvio Godoy, do diretor do DER-Campinas Cleiton Luiz de Souza, do deputado Barros Munhoz e de seus assessores, do vice-prefeito Davi Fernandes (PSDB), do secretário de Planejamento Fernando Arrivabene, do secretário de Cultura Renato Carlini, do presidente da Câmara José Pedro Paes (PSD), e do vereador Adalberto Di Lábio (PSD).
Para o prefeito Lucas Sia (PSD), o asfalto da via é mais um compromisso do governo que está sendo cumprido, e que trará ainda mais qualidade de vida aos moradores da comunidade São Bento. “Essa pavimentação é uma reivindicação antiga dos moradores dessa região, que sonham em ver a via totalmente asfaltada, garantindo mais conforto e segurança para quem transita diariamente por essa via, acabando de vez com os transtornos causados, sobretudo no período das chuvas”, destacou.
Segundo o secretário de Planejamento Fernando Arrivabene, a Estrada São Bento passa pela Delegacia de Polícia do município e segue por diversas propriedades rurais. “A pavimentação abrangerá cerca 6 quilômetros de estrada (ATN 142 e ATN 050), e beneficiará centenas de moradores da região, além de pessoas que trafegam pelo local diariamente”, pontua.
O secretário de Cultura Renato Carlini destaca a importância da obra para o município. “O asfalto é investimento em infraestrutura, que promoverá ainda mais desenvolvimento para Artur Nogueira. A pavimentação favorecerá o agroturismo, turismo histórico e ainda o turismo de eventos – bastante prejudicado durante a pandemia”, disse.
O acordo previsto em lei na época do ex-prefeito Celso Capato (PSD) autorizou a doação de área de terreno em favor do DER para a construção do Trevo de Retorno entre Artur Nogueira e Engenheiro Coelho, no ano de 2016. Em contrapartida, seria feito o asfaltamento de duas ATNs no bairro São Bento.
O presidente da Câmara Municipal, Zé Pedro Paes (PSD), agradece aqueles que estiveram empenhados para que a confirmação da pavimentação da via fosse anunciada. “Hoje participei de uma reunião histórica para o município. Artur Nogueira, mais uma vez, será beneficiada com melhorias de infraestrutura. Seguiremos unidos para que nossa amada cidade receba muitas outras conquistas como essa”, enfatizou.
Em 2016, foi dado início à obra com a colocação de pedras em um pequeno trecho de 200 metros, porém acabou sendo paralisada por conta do período chuvoso. Já no ano de 2017, não foi realizada a continuação das obras, sendo interrompida por completo.
Por isso, o vereador Adalberto Di Lábio (PSD) também comemora a conquista. “Com a pavimentação asfáltica, não só o trânsito ganha mais fluidez, como traz grandes benefícios para os moradores do bairro, colocando um fim na poeira que pode inclusive provocar problemas respiratórios”, ressaltou.